02/04/2020 Dia Mundial do Sono

Dia Mundial do Sono

Quando falamos de sono falamos sobre quantidade, qualidade e ritmo. Se os três pontos não estiverem alinhados, o que se tem é uma alteração de todo o funcionamento do corpo. No longo prazo, quanto menos tempo e qualidade de sono, maior é o risco de diabete, doenças cardiovasculares e alteração do sistema imunológico. A data de hoje, 16 de março, Dia Mundial do Sono, tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do sono para o bem-estar.

Os principais problemas que os brasileiros enfrentam em relação ao sono são a insônia, que é a dificuldade para iniciá-lo ou mantê-lo, e a apneia, uma fraqueza dos músculos da faringe, que ao deixar a língua bamba, provoca ronco e deixa o sono superficial, e, por fim, o descanso reduzido.

Luciano Ribeiro, médico especialista em neurologia do sono, comenta outros dois problemas, estes de causa social. Um deles é a redução da quantidade de sono, consequência do tempo que se gasta para chegar ao trabalho. “É muito comum que uma pessoa acorde às 4h da manhã e chegue às 10h no trabalho. O cochilo que ela tira no ônibus não tem a mesma qualidade do sono que teria em casa”, avalia Ribeiro. O outro ponto que ele menciona é a perda de sono no exato momento em que se deita na cama, situação que foi tema de um estudo da Universidade de Pensilvânia, publicado pela revista Times.

“A cama deixou de ter o condicionamento de sono, de descanso. As pessoas têm levado para lá notebooks e smartphones, como se ali fosse ambiente de trabalho”. O estudo da Universidade da Pensilvânia concluiu que o cérebro entende o que é local de atividade e um ambiente de repouso, e já associa a cama a um local onde se trabalha ou tem muita atividade mental. “Antes a recomendação médica era tirar a televisão do quarto. Agora aconselhamos que não se leve nenhuma tecnologia para lá”, atualiza Ribeiro.

 

Leia mais: Qual a melhor posição para dormir?

 

“Quando um indivíduo dorme pouco, o relógio de cada órgão começa a funcionar em um horário que não é dele, e isso desorganiza todo o sistema”, explica Ribeiro. “No futuro teremos ainda mais problemas devido a essa situação de privação de sono que vivemos”.

Deus ajuda quem cedo madruga? Não é bem assim. Se você vive durante o dia e dorme ao longo da noite, seu corpo segue o ritmo circadiano, que trabalha sob a luz e repousa quando é noite. Agora, se seu sono só vem às 5h da manhã, junto aos primeiros raios de sol, seu ritmo é diferente. É uma questão genética, e pode ser adaptada.

Ribeiro, presidente da Associação Brasileira do Sono, recomenda terapia comportamental para os que sofrem de insônia. “Uma das principais causas é a ansiedade e extrema atividade mental”. O indivíduo precisa procurar um médico para se organizar e voltar a conseguir dormir. Já os que sofrem de apneia, precisam ser avisados que roncam – já que dormem e não escutam. Os médicos disponíveis para tratar essas questão são neurologistas, otorrinolaringologistas, psiquiatras, clínicos gerais e os profissionais da medicina do sono.

Higiene do sono. Para reduzir o risco de alterações importantes no corpo, o médico recomenda um conjunto de atitudes adequadas como meditação, horário de ir para cama e horário de dormir. À noite, é melhor evitar comidas pesadas que dificultem a digestão, atividades físicas que despertem e o consumo de álcool, que deixa o sono superficial e intermitente.

“As pessoas precisam reconhecer o ritmo que seus corpos têm e o quanto precisam dormir. É importante estar atento e tentar adaptar a rotina de trabalho às necessidades do corpo”. Ribeiro recomenda também que o indivíduo saiba quanto tempo precisa dormir para acordar bem, passar o dia bem e dormir bem.

Confira algumas dicas para dormir melhor:

– Das 21h às 23h é o horário em que o corpo começar a eliminar componentes químicos desnecessários e tóxicos mediante o sistema linfático do nosso corpo. Ou seja, um ótimo horário para dormir.

– Antes de dormir desligue os aparelhos eletrônicos como TV e celular. Assistir TV antes de dormir pode condicionar o cérebro a se manter desperto;
– Pratique sempre um “ritual” antes de dormir, ex; tomar banho quente, escovar os dentes, vestir pijama. Isso já vai te preparar “mentalmente” para o sono ;
– Procure sempre ter uma hora certa para ir para cama.
– A noite, opte por lanches leves. Evite carboidratos pesados;
– Não malhe ou faça exercício logo antes de ir dormir. Exercícios podem te ajudar a cair no sono pelo cansaço mas, se você optar para se exercitar antes seu sono terá mais qualidade;
– Beba algo quente e livre de cafeína;
– Mantenha a temperatura agradável, cerca de 23º/24º
– Se você está muito ansioso ou pensando em muitas coisas, pegue um papel e escreva sobre seus pensamentos antes de ir para cama;
– Invista em uma cama confortável;
– Não durma de estômago vazio;
– Deixe seu quarto o mais escuro e silencioso possível.

 

Dia Mundial do Sono:

Dia Mundial do Sono é uma data proposta pela World Sleep Society desde 2008 como uma oportunidade de informar a população sobre os distúrbios do sono e promover mais saúde e qualidade de vida. Este ano, o tema é “dormir bem para envelhecer com saúde”.

O pneumologista é um dos especialistas habilitados para pesquisar a Medicina do Sono e trabalhar suas diversas áreas, especialmente para reconhecer os distúrbios respiratórios do sono, diagnosticá-los e tratá-los com precisão.

 

Celebração anual:

Dia Mundial do Sono (na sexta-feira anterior ao equinócio vernal do hemisfério norte) é um evento anual organizado pelo Comitê do Dia Mundial do Sono da Sociedade Mundial do Sono, anteriormente Associação Mundial de Medicina do Sono(WASM), desde 2008. O objetivo é celebrar os benefícios do sono bom e saudável e chamar a atenção da sociedade para a carga dos problemas do sono e seus aspectos médicos, educacionais e sociais, e promover a prevenção e o gerenciamento de distúrbios do sono.

Dia Mundial do SonoO primeiro Dia Mundial do Sono foi realizado em 14 de março de 2008. Eventos envolvendo discussões, apresentações de materiais educacionais e exposições ocorrem em todo o mundo e on-line.

 

Ano Encontro Slogan
2008 14 de março ‘Durma bem, viva totalmente acordado’ 
2009 20 de março ‘Dirija alerta, chegue em segurança’ 
2010 19 de março ‘Durma bem, mantenha-se saudável’ 
2011 18 de março ‘Durma bem, fique saudável’ 
2012 16 de março ‘Respire facilmente, durma bem’ 
2013 15 de março ‘Bom sono, envelhecimento saudável’ 
2014 14 de março ‘Sono repousante, respiração fácil, corpo saudável’ 
2015 13 de março “Quando o sono é saudável, a saúde e a felicidade são abundantes”
2016 18 de março ‘Bom sono é um sonho alcançável’
2017 17 de março ‘Durma profundamente, alimente a vida’
2018 16 de março ‘Junte-se ao mundo do sono, preserve seus ritmos e aproveite a vida’
2019 15 de março ‘Sono saudável, envelhecimento saudável’
2020 13 de março ‘Melhor sono, melhor vida, melhor planeta’ 
Av. Homero Castelo Branco, 627 – Jóquei – Teresina – Pi
+55 (86) 3025-1955
+55 (86) 9 8855-2020 (WhastApp)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: